


Hospital Souza Aguiar: Experiência em atendimentos de urgência e emergência.
Com uma infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, a equipe utiliza técnicas avançadas para diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema urinário e aos órgãos reprodutivos. O Hospital Souza Aguiar é reconhecido por sua excelência em cuidados de saúde e a equipe de urologia desempenha um papel fundamental nesse reconhecimento, oferecendo cuidados de alta qualidade aos pacientes.
História do hospital
Em 1907, o Hospital foi fundado. Inicialmente, era chamado de Hospital de Pronto Socorro. Nessa época, o futuro Souza Aguiar ficava na Rua Camerino, no centro da cidade do Rio.
Três anos mais tarde, em 1910, o Hospital foi transferido para a atual sede, que fica na Praça da República, também no centro do Rio de Janeiro.
De 1910 até hoje em dia, o prédio do Hospital Souza Aguiar passou por muitas reformas. Recentemente, os investimentos se deram na área de tecnologia e na construção de uma maternidade.
Duas décadas após a fundação do Hospital, um grande feito foi realizado. No ano 1927, aconteceu, no Souza Aguiar, a primeira cirurgia de coração da história do Brasil.
O atual nome só veio em 1955. O motivo foi uma homenagem a Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, que foi prefeito do Rio de Janeiro, entre 1906 e 1909, e faria 100 anos se estivesse vivo em 1955.
Quando o Hospital fez 95 anos, em 2002, muitos eventos celebraram a data. Ente eles, uma homenagem ao cirurgião plástico Ivo Pitanguy, ex-funcionário do Souza Aguiar.
No ano 2007, no centenário do Hospital Souza Aguiar, não foi diferente.
Considerado o hospital com a maior emergência pública da América do Sul, o Souza Aguiar tem muitas histórias para contar.


Atendimentos urológicos de emergência anualmente
+8.000
1.600
Cirurgias urológicas a cada ano
3.000
Consultas eletivas em urologia por ano

